.comment-link {margin-left:.6em;} <$BlogRSDUrl$>

Wednesday, September 27, 2006

Clinton mail-box foundation 


E ao terceiro e último dia a Clinton Global Initiative anunciou os resultados deste ano: 7.3 biliões de dólares para ajuda ao desenvolvimento. Só o Mr. Virgin Richard Branson doou 3 biliões de dólares para iniciativas em bio-fuel, superando sozinho o valor total conseguido no ano passado (2,5 biliões).

Números impressionantes que demonstram uma capacidade inusitada do antigo Presidente Clinton para mobilizar fundos e pessoas. Como referia a Fortune, "Bill Gates has the money. But no one motivates people and moves mountains like Bill Clinton." Por vezes, o capital humano é o património mais valioso de uma organização. Ou será sempre?

Thursday, September 21, 2006

Giving while Living 

"Growth is the byword for success at many organizations, but not for the Atlantic Philanthropies, a $3.8 billion foundation that has decided to give away its endowment and shutter its operations by 2020."

Seguindo ainda a linha de pensamento de Andrew Carnegie, há fundações que o concretizam, como esta, Atlantic Philanthropies,constituida em 1982 por Charles F. Feeney, co-fundador do Duty Free Shoppers Group, Ltd.. Em 2002, o Board of Trustees desta fundação decidiu gastar todo o seu património, de 3.8 biliões de dólares, em 20 anos, ou seja, até 2020, como forma de maximizar o impacto social das suas actividades. Enquanto a maior parte das fundações existentes consome grande parte das suas energias na multiplicação do seu património, como condição da sua própria perpetuidade, esta decidiu libertar-se deste constragimento e concentrar todos os seus esforços, a uma razão de 300 a 350 milhões de dólares por ano, em quatro áreas fundamentais: envelhecimento da população,crianças desfavorecidas e juventude, saúde pública e direitos humanos.

Todos sabemos que gastar dinheiro, em filantropia, é mais difícil do que ganhá-lo, mas um desafio é sempre um desafio.

Wednesday, September 20, 2006

Uma questão de perspectiva 


Andrew Carnegie, um dos maiores filantropos do século passado, mas também um empresário notável, num texto de 1889, "The Gospel of Wealth", manifestava-se frontalmente contra a transmissão sucessória de riqueza, que considerava perniciosa tanto para a sociedade como para os seus beneficiários, e afirmava peremptoriamente que “o homem que morre rico, morre em desgraça...”. Em 1911, instituiu a Carnegie Corporation of New York, uma fundação ainda hoje é responsável pela distribuição filantrópica de milhões de dólares, e até 1919, ano da sua morte, doou mais de 90% da sua fortuna para o combate daquela que considerava a principal causa do atraso social, a ignorância.

Faltam homens desta estatura em Portugal.

No strings attached 


Foram ontem conhecidos os "MacArthur Fellows" para 2006. Trata-se de uma iniciativa da MacArthur Foundation, com sede em Chicago, que todos os anos selecciona 25 indivíduos com base em três critérios aparentemente muito simples: criatividade excepcional, promessa de continuidade e potencial de desenvolvimento do trabalho criativo. Cada "MacArthur Fellow" recebe um prémio de 500 mil dólares, "no strings attached", desembolsado ao longo de cinco anos.

Na fotografia: John Zorn, um dos premiados deste ano.

Tuesday, September 19, 2006

Até ao lavar dos cestos... 



Já sei que não fica bem puxar a brasa à nossa sardinha, mas aqui fica a publicidade enganosa ao nosso opúsculo sobre o sector não lucrativo. Teve um honroso lançamento em Janeiro deste ano e constitui um exemplo magnífico, passo o elogio, de um género muito apreciado no "estrangeiro". Sempre fomos muito refinados.

"Tudo-aquilo-que-sempre-quis-saber-sobre-o-sector-não-lucrativo-e-nunca-teve-coragem-para-perguntar", em versão compi(l)ada.

Obrigado, Raquel.

Google.org 

The ambitious founders of Google, the popular search engine company, have set up a philanthropy, giving it seed money of about $1 billion and a mandate to tackle poverty, disease and global warming. But unlike most charities, this one will be for-profit, allowing it to fund start-up companies, form partnerships with venture capitalists and even lobby Congress. It will also pay taxes.

Já se esperava, mas significa uma aproximação à filantropia bem diferente do habitual, sem preconceitos, aqui.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?